O Projeto de Extensão Teatro nas Escolas está vinculado ao Curso de Teatro - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas e tem por objetivos: estimular o desenvolvimento da criatividade e ampliação do imaginário na criança e adolescente através do contato direto com jogos e exercícios teatrais e promover a prática no ensino de teatro aos acadêmicos envolvidos.

Coordenação
: Prof.ª Fabiane Tejada da Silveira; Profª Vanessa Caldeira Leite.


Bolsistas: Acadêmicos Dionata Lopes;
Andrea Guerreiro; Ingrid Duarte

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Experiência na Escola Presidente Castelo Branco, por Dionata Lopes

Marcou muito para mim a entrada nesta escola. Foi a primeira escola que eu comecei a dar aula de teatro em toda minha vida acadêmica.
Quando comecei a lecionar lá, eu tinha a companhia da colega Lídia Rosenhein e a professora coordenadora do projeto era a Fabiane Tejada (no momento afastada para doutoramento). Eu, Dionata Lopes, sou o bolsista do projeto de extensão Teatro nas Escolas, que hoje é coordenado pela professora doutoranda Vanessa Caldeira Leite.
Na escola Castelo Branco, eu vou sempre de moto as segundas e terças-feiras das 15h até às 15h30. No início das oficinas que lá faço, tínhamos 12 alunos, a Naielen, Vitória, Ana Paula, Geovane, Juliana, Taionete, Francis, Marcela, Gislaine, Letícia, Edenilson e Priscila.
Devido alguns se mudarem de cidade e outros estarem com notas baixas nas matérias obrigatórias dos seus currículos escolares, foi diminuindo o número, chegando hoje com três alunos freqüentes, Ana Paula, Juliana e Geovane.
As minhas aulas, sempre foram bem variadas, com vários jogos e exercícios corporais diferentes. Eu sempre comecei as aulas com um relaxamento, para que eles saíssem do cotidiano deles.
Logo a aula era seguida com alongamentos e expressões corporais, quase sempre com músicas relaxantes e colchonetes.
Ultimamente, estamos ensaiando para nosso Mostra Cena & Som da UFPEL. Os jogos teatrais da Viola Spolin e os Jogos para atores e não atores do Augusto Boal, são os jogos que ultimamente estão sendo trabalhados para a apresentação na Mostra.
Para mim foi e está sendo uma experiência e tanto trabalhar com eles, apesar de ser um grupo bem pequeno, são os meus primeiros alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário