O Projeto de Extensão Teatro nas Escolas está vinculado ao Curso de Teatro - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas e tem por objetivos: estimular o desenvolvimento da criatividade e ampliação do imaginário na criança e adolescente através do contato direto com jogos e exercícios teatrais e promover a prática no ensino de teatro aos acadêmicos envolvidos.

Coordenação
: Prof.ª Fabiane Tejada da Silveira; Profª Vanessa Caldeira Leite.


Bolsistas: Acadêmicos Dionata Lopes;
Andrea Guerreiro; Ingrid Duarte

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Experiência na Escola Nossa Senhora Medianeira, por Dionata Lopes

Uma nova experiência estava por vir, uma nova meta a alcançar. Ir dar aula sozinho, ou seja, sem a Lídia e sem ninguém, seria apenas eu.
O primeiro dia foi maravilhoso, fiz o jogo de apresentações e o jogo do "eu te amo", que faziam eles perder um pouco a vergonha (mesmo eles sendo "sem vergonhas"), e ajudavam também na percepção do corpo do colega.
Com o passar do tempo, vi que a turma era bem agitada, até mesmo porque os alunos que estavam na minha oficina eram os que, por algum motivo, tinham dificuldades na sala de aula, ou por bagunça, ou por notas baixas.
Nesta escola eu sempre busquei levar jogos e exercícios que demandassem deles muita espontaneidade e fôlego, pois eu teria que fazer com que eles cansassem bastante, porque era muita energia a ser gasta.
Os alunos muito bagunceiros e outros nem tanto, às vezes me tiravam do sério, mas nunca precisei tirar ninguém de aula, pois no fim tudo dava certo. Foram poucos os exercícios que eu levei e eles não conseguiram compreender a proposta.
A primeira festa da escola chegou enquanto eu estava lá, e a diretora pediu para que nós mostrássemos algum trabalho que fizemos em aula. Dito e feito, no outro dia estávamos ensaiando o "jogo do espelho", uma esquete que foi proposta por eles.
O dia da apresentação chegou e lá estavam eles, todos de preto, com os rostos pintados de branco, ou seja, "super neutros", como um deles comentou.
Os pais e os colegas estavam lá para vê-los e eles estavam muitos nervosos, mas com muito suor e esforço nos ensaios, deu tudo certo, todos fizeram tudo super direitinho.
Hoje, estávamos ensaiando também para a Mostra Cena & Som, e eles querem novamente mostrar a esquete que já está pronta.
Embora com algumas dificuldades, eu percebo que consegui atingir meus objetivos e educar através das minhas oficinas de teatro, e isso para mim é muito gratificante.
O ser professor-educador, para mim, é o que irei levar para vida toda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário