O Projeto de Extensão Teatro nas Escolas está vinculado ao Curso de Teatro - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas e tem por objetivos: estimular o desenvolvimento da criatividade e ampliação do imaginário na criança e adolescente através do contato direto com jogos e exercícios teatrais e promover a prática no ensino de teatro aos acadêmicos envolvidos.

Coordenação
: Prof.ª Fabiane Tejada da Silveira; Profª Vanessa Caldeira Leite.


Bolsistas: Acadêmicos Dionata Lopes;
Andrea Guerreiro; Ingrid Duarte

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Relato sobre a E.M.E.F.Dr. Anselmo Dias Lopes por Célio Soares Jr.

O Projeto de Teatro nas Escolas desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Anselmo Dias Lopes, na cidade do Rio Grande, aconteceu de maio a setembro de 2010 com alunos do primeiro ao quarto ano e idades de 5 aos 14 anos.
A escola disponibilizou as manhãs de sábado – dias específicos em que a mesma tinha que cumprir como dia letivo – para a realização das oficinas, além de oferecer um amplo espaço (saguão e pátio).
Durante o projeto desenvolvido pude ter contato com diferentes turmas e alunos, pois em cada sábado de funcionamento eram agendadas turmas diferentes.
Para trabalhar com os diferentes sujeitos procurei buscar suportes teóricos e práticos que contribuíram para o desenvolvimento das oficinas. O principal suporte teórico utilizado foi os “Jogos Teatrais” de Viola Spolin trabalhados e adaptados as realidades enfrentadas no decorrer do Projeto.
Os jogos utilizados, em sua maioria, foram bem aceitos pelos sujeitos e proporcionaram avaliações e questionamentos nos finais das atividades.
O projeto fez com que eu tivesse contato com as realidades da escola, do bairro e dos alunos. Realidades que me ajudaram muito na escolha da escola e da faixa etária em que faria o meu estágio.
Os meus objetivos com o Projeto eram de estimular o desenvolvimento da criatividade, ampliação do imaginário, o contato com os jogos teatrais, o contato com o teatro e as possibilidades de se fazer teatro em ambientes ou locais que nunca tiveram contato com o mesmo.
Os resultados obtidos com o desenvolvimento das oficinas serviram, além de proporcionar uma reflexão do fazer teatral nas escolas, “plantar” uma semente ou possibilidades da prática teatral nas escolas periféricas.

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