O Projeto de Extensão Teatro nas Escolas está vinculado ao Curso de Teatro - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas e tem por objetivos: estimular o desenvolvimento da criatividade e ampliação do imaginário na criança e adolescente através do contato direto com jogos e exercícios teatrais e promover a prática no ensino de teatro aos acadêmicos envolvidos.

Coordenação
: Prof.ª Fabiane Tejada da Silveira; Profª Vanessa Caldeira Leite.


Bolsistas: Acadêmicos Dionata Lopes;
Andrea Guerreiro; Ingrid Duarte

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Relato sobre a E.E.E.M. Dr. Joaquim Duval por Dagma e Ândria

Ter a oportunidade de desenvolver uma ação pedagógica dentro do projeto teatro nas escolas, sob a coordenação das professoras Vanessa Leite e Fabiane Tejada, é um aprendizado constante. É possível visualizar a teoria de algo que vinha praticando de forma intuitiva antes de ingressar no curso Teatro-Licenciatura.
Na Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Joaquim Duval, em parceria com a colega Andria Guerreiro,estamos desenvolvendo diariamente oficinas teatrais pautadas nos ensinamentos de Viola Spolim, Augusto Boal e Paulo Freire.
Começamos a trabalhar com jogos teatrais. O jogo teatral é, sem sombra de dúvida, uma forma divertida e sábia de inclusão social ( assunto que pretendo esmiuçar no próximo post).
Nosso objetivo inicialmente era a inclusão, mas aos poucos fomos percebendo que talvez nem seja saudável querer estarmos incluídos em todas as tribos, então, procuramos a proximidade com o que ou quem nos interessa, nos faz bem, nos oportuniza um crescimento saudável, uma vivência salutar.
Para tanto selecionamos alguns jogos que julgamos serem adequados para promover a inclusão.
Segundas e terças –feiras são desenvolvidas atividades lúdicas direcionadas para a evolução de pequenas cenas da peça O PÁSSARO AZUL do dramaturgo belga Maeterlink. A ambientação cênica, é a periferia. Pautamo-nos pela improvisação. Quarta-feira experimentamos o teatro colaborativo e estamos construindo CADA UMA SABE ONDE APERTA O SOUTIEM onde, com muito bom humor é discutida a falsa liberalidade do homem, a confusão de mulheres que se descobrem sem a mínima vontade de dividir espaço e o contraditório desejo de uma companhia masculina ( que não queira se “aboletar” na nossa casa e nem pense em pedir a senha do nosso cartão de crédito). As atuantes improvisam em cima de ideias propostas pelo grupo e uma pessoa faz as vezes de dramaturgo e organiza o texto. Quinta-feira é dia de MAMÃE. A montagem é textocentrista até o momento em que o atuante resolve colocar a sua colaboração, na maioria das vezes bem aceita pelos presentes. Sexta-feira trabalha-se com jogos, improvisos, esculturas.
No intervalo da escola estão sendo realizadas intervenções que vem sendo bem recebidas pela comunidade escolar.
Queremos trabalhar com integridade, parceria, sinceridade para que possamos fazer um teatro que promova pequenas mudanças. Não pretendemos mudar o mundo , embora saibamos que o mundo precisa de mudanças. Apenas pretendemos oportunizar espaços que ofereçam elementos para que o mundo mesmo seja capaz de ser autor de possíveis modificações, afinal“ Educar é deixar a cada um o direito e a responsabilidade de construir a própria história.”

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