O Projeto de Extensão Teatro nas Escolas está vinculado ao Curso de Teatro - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas e tem por objetivos: estimular o desenvolvimento da criatividade e ampliação do imaginário na criança e adolescente através do contato direto com jogos e exercícios teatrais e promover a prática no ensino de teatro aos acadêmicos envolvidos.

Coordenação
: Prof.ª Fabiane Tejada da Silveira; Profª Vanessa Caldeira Leite.


Bolsistas: Acadêmicos Dionata Lopes;
Andrea Guerreiro; Ingrid Duarte

sábado, 27 de agosto de 2011

Relato do projeto na E.M.Dr. Alcides de Mendonça, por Luana Franz


Através do projeto teatro nas escolas estou ministrando oficinas de teatro, que acontecem na Escola Municipal Dr. Alcides de Mendonça lima no bairro fragata. As oficinas acontecem todas as quintas-feiras durante 4 horas dividida em duas turmas de alunos de 5ª, 6ª e 7ª serie do ensino fundamental.
A principio, um grande desafio que dividido com uma colega, se tornou menos temeroso mais ainda assim era um desafio, pois esta é minha primeira experiência em uma escola. No entanto fui surpreendida pela necessidade de expressar-se, de experimentar, de extravasar, fazendo com que a oficina se torne um momento de troca de experiências e aprendizado.
As oficinas têm como base principal os jogos teatrais, que focam “onde”, “quem” e “o que”, é através das improvisações que os alunos exploram a ação física e a criatividade, utilizando temas que eles propõem. São usados também jogos como: quantos anos tenho; de que vivo; o jogo do espelho, etc. contribuindo para o desenvolvimento corporal, desinibição e conhecimento da linguagem teatral. E neste momento que praticamos o termo “mostrar e não falar”, os alunos fazem avaliações em uma roda de conversa ao fim de cada jogo colocando suas impressões.
Utilizo também de jogos tradicionais como, “vivo-morto”, “escravos de Jó”, “quem iniciou o movimento”, entre tantos outros que tem por objetivo estimular a atenção, o trabalho em grupo, a prontidão o estado de jogo e a concentração.
As oficinas para mim são uma grande escola, fazendo com que eu busque me aprimorar como arte-educadora e vivenciando grandes experiências que contribuem muito na minha vida acadêmica e futuramente como profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário